segunda-feira, 20 de setembro de 2010

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BLOGS


 


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
DIRETORIA PARA EDUCAÇÃO DIVERSIDADE E CIDADANIA
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL/ NTE MARABÁ

REGULAMENTO DO II CONCURSO DE BLOGS

DOS OBJETIVOS DO CONCURSO

I. O I Concurso de Blogs é uma ação conjunta da SEDUC/ CTAE/ 4ª URE/ SEMED/ NTE Marabá/ DTE para promover o uso de blogs como ferramenta pedagógica nas Escolas Estaduais e Municipais dos Municípios de abrangência do NTE Marabá.

DAS CATEGORIAS PREMIADAS

II. O concurso premiará as seguintes categorias: os três melhores blogs de escolas, os três melhores blogs de professores e os três melhores blogs de alunos (nas subcategorias: do 1º ao 5º ano, do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio), avaliados por uma comissão julgadora.  Serão concedidos, ainda, prêmios especiais às seguintes categorias: Facilitador responsável pela criação e coordenação do Blog de Escola eleito em 1º Lugar e aluno que tenha feito a melhor postagem.

DA PREMIAÇÃO

III. Categorias:

Blog de Escola:
1º Lugar
2º Lugar
3º Lugar

Blog de Professor:
1º Lugar
2º Lugar
3º Lugar

Blog de Aluno:
1º Lugar (do 1º ao 5º ano)
1º Lugar (do 6º ao 9º ano)
1º Lugar (do Ensino Médio)

Serão concedidos, ainda, prêmios especiais às seguintes categorias:
 a – Professor/ Facilitador responsável pela criação e coordenação do Blog de Escola eleito em 1º Lugar;
 b – Aluno que tenha feito a melhor postagem;
DO PÚBLICO ALVO, CRITÉRIOS E DATAS PARA INSCRIÇÕES

IV. Podem participar do concurso: escolas, professores e alunos da Rede Estadual e Municipal de Ensino Fundamental e Médio dos municípios de abrangência do NTE Marabá.

V. As inscrições serão realizadas no período de 18 de agosto a 19 de setembro de 2010, através do preenchimento da ficha de inscrição online, disponível no blog: http://ntemaraba.blogspot.com. O link para a ficha encontra-se na sessão/ aba “Blog”. Na ficha de inscrição deverão ser preenchidos os dados abaixo:

§ Titulo do Blog (nome de tela);

§ Endereço ou URL do blog inscrito;

§ Categoria a que concorre: Blog de Escola; Blog de Professor; ou Blog de Aluno e a subcategoria;

§ Nome do autor (es) do blog (facilitador, professor, alunos(os) responsável pelo blog);

§ Na categoria Blog de Professor e Blog de Aluno, é obrigatório informar, além dos dados acima, o nome da escola, endereço completo, município e telefone para contato. Para participar do concurso é obrigatório o preenchimento da ficha de inscrição online, e ainda, disponibilizar o logotipo do concurso no blog participante.

§ A comissão organizadora enviará um e-mail confirmando a inscrição no concurso;

§ O blog participante terá sua URL no blog do NTE, no seguinte endereço http://ntemaraba.blogspot.com, no ambiente do concurso.

VI. Nas categorias:
§  Blog de Professor poderão participar: professores de séries iniciais com blog voltado para a turma, neste caso interdisciplinar; um ou dois professores responsáveis por um único blog.
§  Blog de Aluno poderão participar até 05 (cinco) alunos por blog.
§  Em todos os casos, o responsável pelo blog deverá ser claramente identificado, no caso de mais de um responsável por um blog, o prêmio será único.

VII. Cada escola, professor e aluno só poderão participar com apenas um blog; cada escola poderá concorrer com o número de blogs de professores e alunos que desejar.

VIII. O professor lotado como facilitador poderá participar com o seu blog pessoal e, também, poderá ser o responsável pelo blog da escola.

DA COMISSÃO JULGADORA

IX. A comissão julgadora será composta por três avaliadores selecionados e convidados pelo NTE Marabá. Estes avaliadores devem, necessariamente, desenvolver atividades relacionadas à educação e/ou tecnologias. Não poderá participar da comissão julgadora, a equipe do NTE Marabá e a equipe do DTE/ SEMED que promovem o concurso. Cada avaliador receberá um checklist com valores atribuídos de acordo com os critérios observados neste regulamento, o qual deverá ser preenchido durante o período de avaliação. E ao final, serão entregues à comissão organizadora para verificação e divulgação do resultado.
DO PERÍODO DE AVALIAÇÃO

X. A avaliação será realizada entre 19 a 29 de setembro de 2010. Caberá ao (s) autor (es) do blog manter a participação de seus visitantes através de conteúdos específicos e atrativos que instiguem a visita e interação no blog durante este período.

DOS RESULTADOS

XI. O resultado do concurso será divulgado no dia 30 de setembro 2010, durante  o evento de premiação. Os blogs escolhidos em 1º, 2º e 3º lugar, das categorias Escola, Professor e Aluno (apenas do Ensino Médio), estarão automaticamente inscritos para a fase estadual do II Concurso de Blog Educativos do Estado do Pará, que ocorrerá em outubro de 2010, nas categorias a serem premiadas no regulamento do referido concurso.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

XII. Os blogs serão avaliados em três aspectos: Conteúdo, Design e Interação. Cada aspecto será avaliado seguindo critérios específicos.

1. Conteúdo:

§ O blog deverá ter seus objetivos claramente informados  e os conteúdos constantes nas postagens devem ser pertinentes ao tema/disciplina indicados em seus objetivos (critério de coerência e relevância);

§ O blog deve ser atualizado pelo(s) autor (es). Isto significa que todos os blogs devem ter um volume de postagens regulares (duas postagens, no mínimo, inéditas por semana), durante todo o período de realização do concurso, da inscrição até o dia da premiação final;

§ O autor do post deverá sempre ser identificado abaixo da postagem (nome da escola, professor ou aluno);

§ Será considerado o uso efetivo de recursos hipertextuais, disposição de links para outros sites/blogs/textos na postagem, permitindo ao leitor o possível aprofundamento do tema através da navegação na web;

§ O texto não deve conter erros gramaticais: de ortografia ou concordância;

§ Se o autor citar ou comentar outro texto disponível na Internet deverá utilizar até um parágrafo deste texto e dispor um link para a leitura do mesmo texto no site original, evitando a denominada ‘duplicação de conteúdos’ na Internet, creditando sempre o autor do texto citado. Ressaltamos que em caso de postagem de terceiros ou textos retirados de outros blogs ou sites será obrigatório a referência completa ou a postagem não será considerada;

§ O blog deve usar adequadamente vídeos, animações, quadrinhos e outros elementos hipermídia que visem o aprofundamento do conteúdo abordado na(s) postagem(s). Estes elementos devem ser devidamente referenciados;

OBS: As referências aos conteúdos utilizados devem indicar o autor, o site, o dia e hora pesquisada.

2. Design

·      O blog deverá seguir critérios de usabilidade de design: interfaces que facilitam a interatividade e leitura, mantendo a qualidade estética. Devem ser consideradas também, as iniciativas de utilização de novos recursos e a criatividades na aplicação, apresentação e disposição dos elementos formais do blog;
·      O cabeçalho do blog deverá identificar claramente o tema ou área de interesse  e nome. O blog de escola deverá conter informações especificas sobre a mesma. Os cabeçalhos personalizados serão considerados pontos positivos na avaliação de design. Bem como as cores utilizadas no fundo, levando em conta critérios de usabilidade de design. Serão consideradas quesito de avaliação as informações, a criatividade e a qualidade das imagens utilizadas no nome ou título do blog na composição do cabeçalho;
·      Será avaliada positivamente a utilização de dispositivos de acessibilidade. (leitora de tela, lupa, etc..);
·      Serão considerados elementos de página obrigatórios: A Logomarca do concurso e os links do Blog do NTE e do blog da CTAE, perfil do autor; lista de links que tenham relação com o tema do blog (outras escolas, centros ou instituições de tecnologia educacional; instituições educacionais; outros blogs educativos; bibliotecas virtuais); e contadores de acesso. Outros elementos poderão ser utilizados com moderação para evitar a poluição visual do blog e problemas no carregamento de páginas.

3. Interação

§ O blog deve conter contadores de acesso para verificação dos avaliadores das visitas feitas ao blog. Terão maior pontuação a quantidade e qualidade dos comentários em cada postagem em que será avaliada a interatividade;

§ Serão avaliadas as respostas do autor/responsável do blog aos comentários feitos nas postagens;

§ Será avaliada também a interação entre os visitantes nos comentários das postagens: comentário ou resposta de um leitor do blog para outro leitor;

§ Caberá ao autor do blog provocar e instigar os seus leitores a participação no blog, bem como a sua divulgação para conseguir a interatividade.

Das Disposições Finais

XIII. Este regulamento, bem como todas as normas, deste concurso estará disponível no blog do NTE para o conhecimento de todos. Caberá aos participantes, baixar o regulamento e analisá-lo criteriosamente para que sejam obedecidas às regras deste concurso.

XIV Será de responsabilidade da SEDUC/ CTAE/ 4ª URE/ SEMED/ NTE Marabá/ DTE a divulgação do concurso, bem como o evento para a premiação e outras ações de formação e orientação dos professores para o domínio básico das ferramentas dos blogs.

XV. Os casos omissos serão julgados pela comissão organizadora do concurso.



Marabá, 18 de agosto de 2010.

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