segunda-feira, 20 de setembro de 2010

HISTÓRIA DO VOLEIBOL

O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA?

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A ORIGEM DAS RELIGIÕES

O SISTEMA RESPIRATÓRIO

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TROVADORISMO E HUMANISMO

TROVADORISMO

CUMPRIMENTOS EM INGLÊS

Falando Inglês - Cumprimentos (Greetings)


Oi!
Hi!

Olá!
Hello!

Meu nome é John.
My name is John.

Tudo bem?
How are you?

Prazer em conhecê-lo! Prazer em conhecê-la!
Nice to meet you!

Bom dia!
Good morning!

Boa tarde!
Good afternoon!

Boa noite!
Good night! / Good evening!

Tchau!
Bye!

Até logo!
See you soon!

LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL


Linguagem Verbal e Linguagem Não-Verbal

 

O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Agora, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita, não é verdade?
            Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.
A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
Vejamos: um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete? Linguagem verbal!
Agora: o semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito? Linguagem não verbal!
            A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.

ANÁLISE DA NARRATIVA


ANÁLISE DA NARRATIVA

           Para fazer uma narração, além do narrador existem outros elementos que são fundamentais para tal produção. São eles: foco narrativo, enredo, personagens, espaço e tempo.
O foco narrativo é a posição tomada pelo narrador ao contar a história. Pode ser narrador-observador que relata fatos na medida em que esses aparecem, esse tem conhecimento sobre todo o desenrolar da história; narrador personagem que conhece a história por estar envolvido nela e narrador neutro que conta a história enquanto pode e ao mesmo tempo comenta sobre os fatos que ocorrem.
O enredo é o desenrolar dos fatos. Relata sobre os fatos acontecidos ou que irão ser executados pelos personagens. Pode ser organizado de várias maneiras, porém os mais utilizados são: situação inicial, quebra da situação inicial, estabelecimento de um conflito, clímax e epílogo.
Os personagens podem abranger características reais ou imaginárias. O personagem principal recebe o nome de protagonista, sendo que os demais podem ser antagonistas, oponentes ou coadjuvantes.
O espaço da narrativa é o local onde o enredo acontece. É de grande importância na narrativa, pois pode assumir o papel de personagem dependendo da história contada ou, ainda, identificar um personagem específico da história.
O tempo também é de grande importância, pois determina o período da história. O tempo pode ser cronológico ou psicológico. Cronológico quando mede o tempo e psicológico quando não é mensurável racionalmente.

Narração

           Tem por objetivo contar uma história real, fictícia ou mesclando dados reais e imaginários. Baseia-se numa evolução de acontecimentos, mesmo que não mantenham relação de linearidade com o tempo real. Sendo assim, está pautada em verbos de ação e conectores temporais.
          A narrativa pode estar em 1ª ou 3ª pessoa, dependendo do papel que o narrador assuma em relação à história. Numa narrativa em 1ª pessoa, o narrador participa ativamente dos fatos narrados, mesmo que não seja a personagem principal (narrador = personagem). Já a narrativa em 3ª pessoa traz o narrador como um observador dos fatos que pode até mesmo apresentar pensamentos de personagens do texto (narrador = observador).
          O bom autor toma partido das duas opções de posicionamento para o narrador, a fim de criar uma história mais ou menor parcial, comprometida. Por exemplo, Machado de Assis, ao escrever Dom Casmurro, optou pela narrativa em 1ª pessoa justamente para apresentar-nos os fatos segundo um ponto de vista interno, portanto mais parcial e subjetivo.
Narração objetiva X Narração subjetiva
objetiva - apenas informa os fatos, sem se deixar envolver emocionalmente com o que está noticiado. É de cunho impessoal e direto.
subjetiva - leva-se em conta as emoções, os sentimentos envolvidos na história. São ressaltados os efeitos psicológicos que os acontecimentos desencadeiam nos personagens.
[Nota]
Observação
o fato de um narrador de 1ª pessoa envolver-se emocionalmente com mais facilidade na história, não significa que a narração subjetiva requeira sempre um narrador em 1ª pessoa ou vice-versa.
Elementos básicos da narrativa:
·         Fato - o que se vai narrar (O quê ?)
·         Tempo - quando o fato ocorreu (Quando ?)
·         Lugar - onde o fato se deu (Onde ?)
·         Personagens - quem participou ou observou o ocorrido (Com quem ?)
·         Causa - motivo que determinou a ocorrência (Por quê ?)
·         Modo - como se deu o fato (Como ?)
·         Conseqüências (Geralmente provoca determinado desfecho)
           A modalidade narrativa de texto pode constituir-se de diferentes maneiras: piada, peça teatral, crônica, novela, conto, fábula etc.
          Uma narrativa pode trazer falas de personagens entremeadas aos acontecimentos, faz-se uso dos chamados discursos: direto, indireto ou indireto livre.
          No discurso direto, o narrador transcreve as palavras da própria personagem. Para tanto, recomenda-se o uso de algumas notações gráficas que marquem tais falas: travessão, dois pontos, aspas. Mais modernamente alguns autores não fazem uso desses recursos.
          O discurso indireto apresenta as palavras das personagens através do narrador que reproduz uma síntese do que ouviu, podendo suprimir ou modificar o que achar necessário. A estruturação desse discurso não carece de marcações gráficas especiais, uma vez que sempre é o narrador que detém a palavra. Usualmente, a estrutura traz verbo dicendi (elocução) e oração subordinada substantiva com verbo num tempo passado em relação à fala da personagem.
         Quanto ao discurso indireto livre, é usado como uma estrutura bastante informal de colocar frases soltas, sem identificação de quem a proferiu, em meio ao texto. Trazem, muitas vezes, um pensamento do personagem ou do narrador, um juízo de valor ou opinião, um questionamento referente a algo mencionado no texto ou algo parecido. Esse tipo de discurso é o mais usado atualmente, sobretudo em crônicas de jornal, histórias infantis e pequenos contos.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


                                                                                                          Professora Raika Barreto
A ALMA ESFÉRICA DO CARIOCA

"Chego do mato vendo tanta gente de cara triste pelas ruas, tanto silêncio de derrota dentro e fora das casas, como se o gosto da vida se tivesse encerrado, de vez, com as cinzas do finado carnaval dos últimos dias.
Imperdoável melancolia de quem sabe, e sabe muito bem, que esta deliciosa cidade não é samba, apenas; que o Rio, alma do Brasil, afina também seus melhores sentimentos populares por outra paixão não menos respeitável - o futebol.
Esse abençoado binômio, carnaval-futebol, é que explica e eterniza a alma esférica da gente mais alegre de nosso alegre País.
Por que, então, chorar a festa passada se ao breve ciclo da fantasia do samba logo se segue a ardente realidade do futebol? Desmontaram o palanque por onde desfilou a elite do samba? E daí? Lá está o Maracanã, rampas gigantescas, assentos intermináveis, tudo pronto para o grande desfile de angústias e paixões que precedem a glória de um chute. Agora mesmo, alguém me veio dizer, contente, que a grama está uma beleza, de área a área, e que, com as últimas chuvas, o verde rebentou verdíssimo.
Salgueiro, Fluminense, Mangueira, Flamengo, Império, Botafogo - milagrosa alternação de emoções na vida de uma cidade; passos e passes de uma gente que curtiu seu amor ao mesmo tempo no contratempo de um tamborim e no instante infinito de um gol.
Mal se foi o Salgueiro, já vem chegando o Flamengo, preto e vermelho, apontando, ardente, na boca do túnel que se abre para a multidão em delírio. Couro de gato, bola de couro, quicando e repicando pela glória de uma cidade que não tem por que chorar tristezas. Rio."
 (Armando Nogueira)

O AUTOR Armando Nogueira foi cronista de esportes do JB durante muitos anos, onde assinava uma coluna de enorme prestígio - Na Grande Área, nome também dado a seu livro. Seu estilo foi considerado próximo ao de Machado de Assis por sua elegância e beleza.


Compreensão/ Interpretação

  1. As palavras, conforme o seu uso nas frases podem ter o seu sentido habitual alterado. Escreva no seu caderno, o significado dos termos sublinhados.
a)      “Chego do mato...”_________________________________________________
b)      “Com as cinzas, do finado carnaval...”__________________________________
c)      que o Rio, alma do Brasil, afina....”__________________________________
  1. “Chegou do mato, vendo tanta cara triste...” Por que o pessoal estava de cara triste?

  1. Que palavras do 1ª parágrafo indicam que o carnaval já terminou?

  1. A crônica se movimenta numa descrição simultânea de carnaval e futebol. Escreva no caderno passagens onde os trechos se referem simultaneamente aos dois.

  1. É fácil notar que  a palavra esférica vem de esfera, ou seja, objeto redondo. Ora, no futebol, a bola é esférica e, no samba, qual o elemento redondo?

  1. Agora, explique com suas palavras a expressão que dá título à crônica “A Alma Esférica do Carioca”.

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BLOGS


 


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
DIRETORIA PARA EDUCAÇÃO DIVERSIDADE E CIDADANIA
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL/ NTE MARABÁ

REGULAMENTO DO II CONCURSO DE BLOGS

DOS OBJETIVOS DO CONCURSO

I. O I Concurso de Blogs é uma ação conjunta da SEDUC/ CTAE/ 4ª URE/ SEMED/ NTE Marabá/ DTE para promover o uso de blogs como ferramenta pedagógica nas Escolas Estaduais e Municipais dos Municípios de abrangência do NTE Marabá.

DAS CATEGORIAS PREMIADAS

II. O concurso premiará as seguintes categorias: os três melhores blogs de escolas, os três melhores blogs de professores e os três melhores blogs de alunos (nas subcategorias: do 1º ao 5º ano, do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio), avaliados por uma comissão julgadora.  Serão concedidos, ainda, prêmios especiais às seguintes categorias: Facilitador responsável pela criação e coordenação do Blog de Escola eleito em 1º Lugar e aluno que tenha feito a melhor postagem.

DA PREMIAÇÃO

III. Categorias:

Blog de Escola:
1º Lugar
2º Lugar
3º Lugar

Blog de Professor:
1º Lugar
2º Lugar
3º Lugar

Blog de Aluno:
1º Lugar (do 1º ao 5º ano)
1º Lugar (do 6º ao 9º ano)
1º Lugar (do Ensino Médio)

Serão concedidos, ainda, prêmios especiais às seguintes categorias:
 a – Professor/ Facilitador responsável pela criação e coordenação do Blog de Escola eleito em 1º Lugar;
 b – Aluno que tenha feito a melhor postagem;
DO PÚBLICO ALVO, CRITÉRIOS E DATAS PARA INSCRIÇÕES

IV. Podem participar do concurso: escolas, professores e alunos da Rede Estadual e Municipal de Ensino Fundamental e Médio dos municípios de abrangência do NTE Marabá.

V. As inscrições serão realizadas no período de 18 de agosto a 19 de setembro de 2010, através do preenchimento da ficha de inscrição online, disponível no blog: http://ntemaraba.blogspot.com. O link para a ficha encontra-se na sessão/ aba “Blog”. Na ficha de inscrição deverão ser preenchidos os dados abaixo:

§ Titulo do Blog (nome de tela);

§ Endereço ou URL do blog inscrito;

§ Categoria a que concorre: Blog de Escola; Blog de Professor; ou Blog de Aluno e a subcategoria;

§ Nome do autor (es) do blog (facilitador, professor, alunos(os) responsável pelo blog);

§ Na categoria Blog de Professor e Blog de Aluno, é obrigatório informar, além dos dados acima, o nome da escola, endereço completo, município e telefone para contato. Para participar do concurso é obrigatório o preenchimento da ficha de inscrição online, e ainda, disponibilizar o logotipo do concurso no blog participante.

§ A comissão organizadora enviará um e-mail confirmando a inscrição no concurso;

§ O blog participante terá sua URL no blog do NTE, no seguinte endereço http://ntemaraba.blogspot.com, no ambiente do concurso.

VI. Nas categorias:
§  Blog de Professor poderão participar: professores de séries iniciais com blog voltado para a turma, neste caso interdisciplinar; um ou dois professores responsáveis por um único blog.
§  Blog de Aluno poderão participar até 05 (cinco) alunos por blog.
§  Em todos os casos, o responsável pelo blog deverá ser claramente identificado, no caso de mais de um responsável por um blog, o prêmio será único.

VII. Cada escola, professor e aluno só poderão participar com apenas um blog; cada escola poderá concorrer com o número de blogs de professores e alunos que desejar.

VIII. O professor lotado como facilitador poderá participar com o seu blog pessoal e, também, poderá ser o responsável pelo blog da escola.

DA COMISSÃO JULGADORA

IX. A comissão julgadora será composta por três avaliadores selecionados e convidados pelo NTE Marabá. Estes avaliadores devem, necessariamente, desenvolver atividades relacionadas à educação e/ou tecnologias. Não poderá participar da comissão julgadora, a equipe do NTE Marabá e a equipe do DTE/ SEMED que promovem o concurso. Cada avaliador receberá um checklist com valores atribuídos de acordo com os critérios observados neste regulamento, o qual deverá ser preenchido durante o período de avaliação. E ao final, serão entregues à comissão organizadora para verificação e divulgação do resultado.
DO PERÍODO DE AVALIAÇÃO

X. A avaliação será realizada entre 19 a 29 de setembro de 2010. Caberá ao (s) autor (es) do blog manter a participação de seus visitantes através de conteúdos específicos e atrativos que instiguem a visita e interação no blog durante este período.

DOS RESULTADOS

XI. O resultado do concurso será divulgado no dia 30 de setembro 2010, durante  o evento de premiação. Os blogs escolhidos em 1º, 2º e 3º lugar, das categorias Escola, Professor e Aluno (apenas do Ensino Médio), estarão automaticamente inscritos para a fase estadual do II Concurso de Blog Educativos do Estado do Pará, que ocorrerá em outubro de 2010, nas categorias a serem premiadas no regulamento do referido concurso.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

XII. Os blogs serão avaliados em três aspectos: Conteúdo, Design e Interação. Cada aspecto será avaliado seguindo critérios específicos.

1. Conteúdo:

§ O blog deverá ter seus objetivos claramente informados  e os conteúdos constantes nas postagens devem ser pertinentes ao tema/disciplina indicados em seus objetivos (critério de coerência e relevância);

§ O blog deve ser atualizado pelo(s) autor (es). Isto significa que todos os blogs devem ter um volume de postagens regulares (duas postagens, no mínimo, inéditas por semana), durante todo o período de realização do concurso, da inscrição até o dia da premiação final;

§ O autor do post deverá sempre ser identificado abaixo da postagem (nome da escola, professor ou aluno);

§ Será considerado o uso efetivo de recursos hipertextuais, disposição de links para outros sites/blogs/textos na postagem, permitindo ao leitor o possível aprofundamento do tema através da navegação na web;

§ O texto não deve conter erros gramaticais: de ortografia ou concordância;

§ Se o autor citar ou comentar outro texto disponível na Internet deverá utilizar até um parágrafo deste texto e dispor um link para a leitura do mesmo texto no site original, evitando a denominada ‘duplicação de conteúdos’ na Internet, creditando sempre o autor do texto citado. Ressaltamos que em caso de postagem de terceiros ou textos retirados de outros blogs ou sites será obrigatório a referência completa ou a postagem não será considerada;

§ O blog deve usar adequadamente vídeos, animações, quadrinhos e outros elementos hipermídia que visem o aprofundamento do conteúdo abordado na(s) postagem(s). Estes elementos devem ser devidamente referenciados;

OBS: As referências aos conteúdos utilizados devem indicar o autor, o site, o dia e hora pesquisada.

2. Design

·      O blog deverá seguir critérios de usabilidade de design: interfaces que facilitam a interatividade e leitura, mantendo a qualidade estética. Devem ser consideradas também, as iniciativas de utilização de novos recursos e a criatividades na aplicação, apresentação e disposição dos elementos formais do blog;
·      O cabeçalho do blog deverá identificar claramente o tema ou área de interesse  e nome. O blog de escola deverá conter informações especificas sobre a mesma. Os cabeçalhos personalizados serão considerados pontos positivos na avaliação de design. Bem como as cores utilizadas no fundo, levando em conta critérios de usabilidade de design. Serão consideradas quesito de avaliação as informações, a criatividade e a qualidade das imagens utilizadas no nome ou título do blog na composição do cabeçalho;
·      Será avaliada positivamente a utilização de dispositivos de acessibilidade. (leitora de tela, lupa, etc..);
·      Serão considerados elementos de página obrigatórios: A Logomarca do concurso e os links do Blog do NTE e do blog da CTAE, perfil do autor; lista de links que tenham relação com o tema do blog (outras escolas, centros ou instituições de tecnologia educacional; instituições educacionais; outros blogs educativos; bibliotecas virtuais); e contadores de acesso. Outros elementos poderão ser utilizados com moderação para evitar a poluição visual do blog e problemas no carregamento de páginas.

3. Interação

§ O blog deve conter contadores de acesso para verificação dos avaliadores das visitas feitas ao blog. Terão maior pontuação a quantidade e qualidade dos comentários em cada postagem em que será avaliada a interatividade;

§ Serão avaliadas as respostas do autor/responsável do blog aos comentários feitos nas postagens;

§ Será avaliada também a interação entre os visitantes nos comentários das postagens: comentário ou resposta de um leitor do blog para outro leitor;

§ Caberá ao autor do blog provocar e instigar os seus leitores a participação no blog, bem como a sua divulgação para conseguir a interatividade.

Das Disposições Finais

XIII. Este regulamento, bem como todas as normas, deste concurso estará disponível no blog do NTE para o conhecimento de todos. Caberá aos participantes, baixar o regulamento e analisá-lo criteriosamente para que sejam obedecidas às regras deste concurso.

XIV Será de responsabilidade da SEDUC/ CTAE/ 4ª URE/ SEMED/ NTE Marabá/ DTE a divulgação do concurso, bem como o evento para a premiação e outras ações de formação e orientação dos professores para o domínio básico das ferramentas dos blogs.

XV. Os casos omissos serão julgados pela comissão organizadora do concurso.



Marabá, 18 de agosto de 2010.

ALGUMAS OBRAS PARA DOWNLOAD: Meus materiais JaCheguei_Cyber_Bullying.pdf  -  OK Medeia - Eurípedes.pdf  -  OK medeia.pdf  -  OK contos-de-en...